|Vidas de 32| 100 ANOS DE DONA MARIA DE LOURDES PINTO PICARELLI

    Maria de Lourdes Pinto Picarelli nasceu em Socorro aos 21 de junho de 1913. Filha de Pedro Pereira Pinto e Francisca Franco, completou, neste 21 de junho, 100 anos de uma profícua vida em favor de todos aqueles que a conhecem e privam de sua amizade. De todos quer dizer, de sua família, de sua Igreja, de seus amigos e da sua Terra Paulista.
    Em Socorro, onde sempre viveu, na constância de um matrimônio com  o farmacêutico Laércio Picarelli, o qual , como Cabo, participou da Revolução Constitucionalista de 1932, incorporado ao Batalhão “23 de Maio”, combatendo nas fronteiras com Minas, no setor Eleutério-Socorro.  Maria de Lourdes foi, à época, voluntária e trabalhou na Casa do Soldado durante a Revolução, participando de cada momento e vivendo intensamente cada fato acompanhando cada dia do Movimento Paulista. Com Laércio, teve quatro filhos, de onde vieram 14 netos e 09 bisnetos.  Guardou, com carinho e zelo, jornais, revistas, panfletos e uma infinidade de material impresso sobre o Movimento de 32 doando, há pouco tempo, tudo para o Museu da Cidade de Socorro.


     A convite de sua estimada família, o Núcleo M.M.D.C. de Itapira "Cel. Francisco Vieira" compareceu a festa de seu centenário, na cidade paulista de Socorro. Lá, os membros do Núcleo foram muito bem recebidos por essa linda e calorosa família.
     Para homenagear a Dona Maria de Lourdes, por intermédio do presidente da Sociedade Veteranos de 1932-M.M.D.C., Cel Mário Ventura, o Núcleo M.M.D.C. de Itapira "Cel. Francisco Vieira" outorgou a ela, sua mais importante honraria, o "Diploma Cel. Francisco Vieira" (Destinado a ex-combatentes, familiares de ex-combatentes, pesquisadores e a pessoas que fizeram algo relevante em prol a Memória e a História da Revolução Constitucionalista).
     Devemos dizer que ficamos extremamente honrados em poder conhecer esta veterana, que tanto fez para São Paulo e pelo Brasil! Que dedica um século de vida pelos ideais constitucionalistas e que jamais se esqueceu de todos aqueles que, como ela, entregaram sua vida e sua juventude, sem medo, para São Paulo!


     Agradecemos a toda a família Piccarelli que tão bem nos recebeu e compartilhou conosco sua alegria de ter por perto esta matriarca tão importante, para eles e para a cidade de Socorro! Que Deus ilumine a todos vocês e a esta pessoa maravilhosa chamada Maria de Lourdes Pinto Picarelli, que ele continue  abençoando-a com saúde, felicidade e amor!
     Dona Maria de Lourdes, um exemplo de cidadã, de paulista, de mãe, enfim, uma mulher de garra que nos inspira a continuar nossas pesquisas e nosso trabalho árduo a frente da preservação e da memória do Movimento Constitucionalista e da Revolução Constitucionalista de 1932!






Eric Apolinário
Pesquisador - |1932|Frente Leste|
e-mail: trincheira1932@gmail.com

whatsapp: (19) 98102-7351

Comentários