Vidas de 32 | Oto Gomes Martins - voluntário do Batalhão Paes Leme

LOCALIZADAS FOTOGRAFIAS DO SOLDADO MORTO EM 32
Numerosas pessoas atenderam ao apelo da família de Oto Gomes Martins, oferecendo fotos do soldado constitucionalista - Comunicado o fato ao irmão do heroi, pela reportagem das FOLHAS

A REPORTAGEM LOCALIZA O IRMÃO DO HEROI E UMA FOTO DE OTO
Na tarde de ontem, a reportagem das FOLHAS localizou o sr. Osmar Gomes Martins, irmão de Oto, a quem comunicou que uma boa fotografia do heroi de 32 fora conseguida. De fato, a sra. Noemia Luz Moscardi, por intermédio de um seu irmão, residente em Bauru, o sr. Benedito Castro Luz, obteve uma fotografia encaixilhada de Oto, de vinte centímetros por trinta que está em seu poder. Benedito Castro Luz foi companheiro de revolução de Oto Gomes Martins, a quem viu tombar, morto, ao seu lado, no primeiro combate em que tomaram parte, no próprio "batismo de fogo" do batalhão "Paes Leme", ocorrido no dia 21 de julho de 1932.
(erro de impressão) lia, a possibilidade de execução de uma reprodução do clichê. Entre estas, Osvaldo Bretas Sales, compilador da obra; Angelina Peroti (rua Canuto do Val, 185 - 5º andar); Rivair Lopes de Oliveira (rua Manoel Soveral,. 365); e Pedro Rodrigues Bittencourt (rua Libero Badaró, 306 - 6º andar-sala 1).
Ao receber, ontem da reportagem das FOLHAS, informações sobre o que se conseguira, o sr. Osmar Gomes Martins solicitou-nos tornasse público o seu agradecimento a todas as pessoas que auxiliaram a localizar fotografias de seu irmão, morto em 1932.

DADOS BIOGRÁFICOS: Oto Gomes Martins (voluntário) foi dos primeiros a atender ao apelo para servir à causa de São Paulo. Sua incorporação ao Exército Constitucionalista ocorreu no dia 10 de julho de 1932. Dias depois, como soldado numero 332, da 3ª companhia do batalhão "Paes Leme", seguiu para a frente, sob o comando de Fernão Sales. Morreu na batalha de Pouso Alegre, no dia 21 de julho.
O bispo dessa cidade, sabendo do choque entre as duas forças, dirigiu-se às trincheiras e, de acordo com a oficialidade adversária, levou os mortos para aquela (erro de impressão).
A fotografia está à disposição da família de Oto Gomes Martins, na rua Gaspar Lourenço, 460. Assim, depois de mais de vinte e cinco anos do falecimento de Oto Gomes Martins, a familia do herói pode, enfim, contar com uma boa foto do falecido.


CRUZES PAULISTAS: diversas pessoas possuidoras do livro "Cruzes Paulistas", em cuja página 375 existe um retrato de Oto, também se dirigiram às FOLHAS, oferecendo, à fami-(erro de impressão)la, cidade, onde seus corpos foram velados, à noite, na catedral.
Oto Gomes Martins nasceu em Sertãozinho, no dia 25 de julho de 1911, e era filho do sr. Horalio Gomes Martins e de d. Alexandrina Gomes Martins. Deixou os seguintes irmãos: Oscar, Osmar, Mauri e Alexandrina Martins. Era solteiro e exercia, em São Paulo, a profissão de guarda-livros. Em sua terra natal foram prestadas homenagens à sua memória.

Comentários